Palestra – Integração Contínua e Groovy

17/06/2008 18:51

Grupo de Usuários de Java de Santa Catarina (GUJavaSC) promove hoje:

Palestra – Integração Contínua e Groovy

Data: 17/06
Local: Auditório EPS – CTC – UFSC.

A inscrição deve ser realizada previamente em

http://www.jugevents.org/jugevents/event/registration.form?event.id=5532

e no dia será necessário levar 1kg de alimento não perecível, que será doado a uma instituição de caridade. Se você gostaria de sugerir alguma instituição, envie um email para .

Agenda:

18:40 – 19:40 : Integração Contínua : As possibilidades da automatização de build.
19:40 – 20:00 : Coffe break.
20:00 – 21:00 : Como seria a linguagem Java se ela tivesse sido escrita no século 21?

1. Integração Contínua : As possibilidades da automatização de build. Normalmente subestimado pelas equipes, o período de integração do código e dos subsistemas dentro de um rojeto pode facilmente ser o principal vilão na liberação de um release. Esta falta de preocupação em criar, o quanto antes, um produto finalizado levará a atrasos em entregas e desculpas comuns como: “mas funcionava na minha máquina!”. Em uma equipe com vários desenvolvedores, qual a melhor forma de unificar as diversas alterações feitas na base de código? Processos Ágeis utilizam a prática conhecida como Integração Contínua para solucionar essa questão.

Currículo:
Victor Hugo Germano é Bacharel em Ciência da Computação e Especializado em Gestão Estratégica de TI. Atualmente atua como integrante do Escritório de Projetos na empresa Audaces Automação, auxiliando a implantação de metodologias Ágeis em Desenvolvimento de Software. Autor do blog A Maldita Comédia, também participa do grupo de desenvolvedores do Coding Dojo Floripa e escreve frequentemente para a revista Visão Ágil.

2. Como seria a linguagem Java se ela tivesse sido escrita no século
21?
Hoje em dia as linguagens dinâmicas tem ganhado cada vez mais popularidade, mas os profissionais que trabalham com Java não querem perder as vantagens proporcionadas pela plataforma trilhando o caminho das linguagens dinâmicas. Então por que não aliar o poder das linguagens dinâmicas com a estabilidade da plataforma Java? Para responder essa e outras perguntas será apresentada a linguagem Groovy e soluções desenvolvidas a partir dela como GANT e Grails que vem revolucionando o desenvolvimento de aplicações Java.

Currículo:
Andrik Albuquerque é bacharel em Ciência da Computação, trabalha com Java desde 2003, onde atuou principalmente em projetos de gestão acadêmica, e atuamente é integrante da Innovit onde atua como desenvolvedor e instrutor.