Estágios

Os estudantes do Curso de Sistemas de Informação podem realizar estágios do tipo não obrigatório. Isso quer dizer que não é necessário fazer estágio para poder se formar. Na prática, porém, a maioria  faz pelo menos um estágio ao longo do curso.

Orientações Gerais para Estudantes

O requisito inicial para poder fazer estágio é estar regularmente matriculado e frequentando as aulas. Aqueles que possuem IAA maior ou igual a 6 registrado no Histórico Escolar podem fazer estágio sem nenhuma restrição além das previstas na legislação. Os que não possuem IAA (calouros) ou com IAA abaixo de 6 devem agendar entrevista com o coordenador de estágios onde é decidido se o estágio é possível. Essas e outras regras pertinentes estão definidas no Regimento de Estágios do Curso – Versão 2018.

ATENÇÃO: Como proceder durante a pandemia!!

Procedimentos Especiais Durante COVID-19.

Dúvidas Frequentes

Ainda com dúvidas? acesse aqui para ver as dúvidas mais frequentes.

Como Fazer Estágio

Diversas oportunidades de estágio (oferecidas pelas empresas) estão disponíveis no site https://estagios.ufsc.br/. Qualquer oferta de estágio, mesmo que não esteja listada no site, também é válida.

Se você ainda possui alguma dúvida entre em contato com o Coordenador de Estágios do Curso, professor Leandro José Komosinski ().

IMPORTANTE: O estágio só tem validade legal se estiver devidamente registrado no sistema SIARE. O pedido de registro do estágio no sistema é feito pelo próprio aluno.

Fluxo Para Registro de Estágio

Quando o estário termina, é necessário entregar o Relatório de Atividades de Estágio Não Obrigatório (RAENO) Final. Este relatório é preenchido no próprio sistema SIARE. Um dos campos a ser preenchido é a descrição das Atividades Desenvolvidas cujo conteúdo deve ser escrito conforme as seguintes instruções.

Horários de Atendimento

AVISO: NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO EM HORÁRIOS FIXOS ENQUANTO DURAR A SUSPENSÃO DAS AULAS NA UFSC. Veja acima os procedimentos especiais durante o COVID-19.

Declaração para Formatura ou Trancamento de Curso

Formandos ou estudantes que desejam trancar o curso precisam de uma declaração de que não possuem nenhuma pendência em relação a estágio. Este documento é necessário mesmo para aqueles que nunca fizeram estágio.

A declaração é obtida de duas formas: indo pessoalmente na sala do coordenador de estágios em algum dos horários indicados acima; ou então solicitando que a mesma seja enviada para o e-mail do estudante. Faça a solicitação enviando e-mail contendo nome completo e número de matrícula. IMPORTANTE: esta forma não se aplica para estudantes com e-mail do domínio hotmail ou outlook (há algum bloqueio no hotmail e no outlook que impede o recebimento de emails da UFSC).

Declaração sobre Dias com Avaliação

A Lei Nº 11.788, que regulamenta os estágios, determina que, no período em que haja avaliações escolares, a carga horária do estágio deve ser reduzida pelo menos em 50% (art. 10, inciso II parágrafo 2).

Para atender ao disposto acima o estagiário deve entregar à concedente a seguinte declaração, preenchida e assinada pelo professor responsável pelas avaliações: declaracaoDiasComAvaliacao.pdf

Orientações Gerais para Instituições/Empresas

Se uma instituição/empresa deseja oferecer vagas de estágio para os alunos do curso então deve proceder da seguinte forma:

  1. Certificar-se que possui convênio em vigor com a UFSC. Para maiores informações acessar http://portal.estagios.ufsc.br/.
  2. Divulgar sua oferta de estágio via portal http://portal.estagios.ufsc.br/oferta-e-pesquisa-de-vagas/ . Para outras informações entrar em contato com o professor Leandro José Komosinski , Coordenador de Estágios do Curso.